• Propiciar a compreensão das práticas de linguagem que orientam o processo de construção de conhecimento nas diferentes áreas científicas;
  • Trabalhar a concepção de linguagem como constitutiva dos processos de construção e transformação do conhecimento científico não somente nas ciências sociais, mas também nas biológicas e exatas;
  • Possibilitar a transposição didática dos gêneros que circulam nas diferentes áreas como instrumento para compreensão e participação efetiva do aluno no processo de construção do conhecimento;
  • Reconhecer a natureza interdisciplinar das ações humanas como forma de desenvolver e implementar projetos que transponham barreiras disciplinares;
  • Propiciar o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado); graduação (iniciação científica) e do ensino básico (pré-iniciação científica).

Período de execução: de março de 2012 a fevereiro de 2013.

Apresentação do Projeto: 07 a 10.03.12

Inscrições: 19.03.12 a 06.04.12

Módulos semipresenciais: abril a dezembro de 2012.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares: maio a dezembro de 2012

Workshops nas unidades: julho a dezembro de 2012.

Orientação de trabalhos de pré-iniciação científica: abril de 2012 a fevereiro de 2013.

Escritura de um capítulo de livro descrevendo atividades desenvolvidas: novembro de 2012 a janeiro de 2013.

Apresentação dos resultados no site e em evento: novembro e dezembro de 2012.

Publicação de um livro com descrição das atividades desenvolvidas: fevereiro de 2013.

Apresentação de trabalhos em outros eventos a partir de dados do projeto: abril de 2012 a fevereiro de 2013.

Publicação de artigos e/ou capítulos a partir de dados do projeto: abril de 2012 a fevereiro de 2013.

  • Seis módulos semipresenciais com duração de 15 horas cada no período de fevereiro a novembro de 2012;
  • Desenvolvimento de projetos interdisciplinares sob supervisão de professores da UFRJ ao longo da formação, a partir do segundo módulo;
  • Pesquisa na própria sala de aula ao longo dos módulos em parceria com alunos da pós-graduação e graduação;
  • Workshops nas escolas com o intuito de envolver outros professores e membros da comunidade escolar que não estejam participando dos módulos;
  • Orientação, em parceria com professores da UFRJ, de trabalhos de pré-iniciação científica;
  • Escritura de capítulos de livros descrevendo os projetos interdisciplinares desenvolvidos ao final do sexto módulo;
  • Apresentação dos resultados de projetos/pesquisas desenvolvidas no site do projeto e em um evento a ser realizado após a conclusão dos módulos.

Cada módulo da formação com carga horária total de 90 horas a ser oferecida aos professores participantes do Projeto PLIEP terá 9 horas de atividades presenciais e 6 horas de atividades a distância a serem desenvolvidas na plataforma digital Letras2.0, que é utilizada nos componentes a distância dos cursos da Faculdade de Letras da UFRJ.

  • Práticas de linguagem nas diferentes áreas;
  • Práticas de leitura e escrita e interdisciplinaridade
  • Novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem;
  • Identidades e letramentos no processo de ensino-aprendizagem;
  • Planejamento, produção e avaliação de materiais didáticos
  • Planejamento de projetos interdisciplinares

Clique aqui para acessar o Moodle do Letras2.0. Para entrar no ambiente dos cursos, selecione PLIEP e faça seu log in com o nome de usuário e senha enviados para seu e-mail. Se você ainda não tem esses dados ou tiver alguma dificuldade de acesso, entre em contato conosco ou com o coordenador de sua unidade.