Com uma proposta interdisciplinar, o projeto pretende reunir professores-pesquisadores de quatro instituições de ensino, sendo uma de ensino fundamental, duas de ensino médio e uma de nível superior. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto está vinculado ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) e ao Departamento de Letras Anglo-Germânicas, ambos na Faculdade de Letras.  

As três escolas parceiras para o desenvolvimento do projeto são: Escola Municipal Dilermando Cruz, Escola Municipal Rodrigo Otávio, e Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes.  A escolha das três escolas buscou contemplar instituições interessadas no tema do projeto que oferecessem tanto o segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano) quanto o ensino médio e também atender instituições localizadas no entorno da Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

 

Instituição

Participantes

Nrs. Estimados

Papéis no Projeto

 

 

 

 

 

UFRJ

Professores do PIPGLA e de Letras Anglo-Germânicas

7

ü  Coordenação;

ü  Supervisão de pesquisas;

ü   Responsáveis pelos módulos semipresenciais.

Alunos da graduação

2 bolsistas de IC e até 6 bolsistas voluntários

ü  Observação e coleta de dados nas escolas;

ü  Desenvolvimento de pesquisa sob supervisão dos professores da UFRJ;

ü  Participação nos módulos.

Alunos da pós-graduação

10 mestrandos/

doutorandos

ü  Assessoria técnico-pedagógica nos componentes on-line dos módulos;

ü  Monitoria nos módulos semipresenciais;

ü  Coleta de dados para dissertação/tese.

 

Escola Municipal Dilermando Cruz

Professores de todas as disciplinas

10, sendo 1 bolsista de treinamento e capacitação técnica

ü  Participação nos módulos semipresenciais;

ü  Realização de pesquisa na própria sala de aula;

ü  Desenvolvimento de um projeto interdisciplinar;

ü  Apresentação dos resultados do projeto.

 

Escola Municipal Rodrigo Otávio

Professores de todas as disciplinas

10

ü  Participação nos módulos semipresenciais;

ü  Realização de pesquisa na própria sala de aula;

ü  Desenvolvimento de um projeto interdisciplinar;

ü  Apresentação dos resultados do projeto.

 

 

Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes

Professores de todas as disciplinas

10, sendo 1 bolsista de treinamento e capacitação técnica

ü  Participação nos módulos semipresenciais;

ü  Realização de pesquisa na própria sala de aula;

ü  Desenvolvimento de um projeto interdisciplinar;

ü  Apresentação dos resultados do projeto;

ü  Orientação de alunos de pré-iniciação científica.

Alunos do Ensino Médio

4 bolsistas de pré-iniciação científica

ü  Desenvolvimento de projeto de pré-iniciação científica sob supervisão de professores-participantes;

ü  Apresentação dos resultados do projeto.