Os certificados do minicurso "Multiletramentos na Escola", ministrado pela Profª. Drª Roxane Helena Rodrigues Rojo (UNICAMP), realizado em 30.11.12, serão enviados aos participantes na primeira quinzena de janeiro de 2013.

 

O Simpósio "Múltiplos letramentos na escola pública", ação prevista no contexto do PLIEP, foi realizado em 22 de setembro de 2012 no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes. Participaram do Simpósio como convidados Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ) e Profª Drª Myriam Correa Nunes Brito (UFRJ). Na oportunidade, os demais professores e alunos participantes do PLIEP também apresentaram seus trabalhos. 

PROGRAMAÇÃO

RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES

 

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Durante o módulo Novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, foram discutidos o uso de novas tecnologias na educação e as possibilidades de seu emprego na prática pedagógica, especialmente nos projetos interdisciplinares a serem planejados/desenvolvidos.

Durante os encontros presenciais, a Professora Kátia Tavares e a professora convidada Simone Lima apresentaram aos participantes do PLIEP diversas ferramentas digitais, cujas informações complementares podem ser acessadas neste link

O Projeto PLIEP pretende alcançar as seguintes metas:

  • Formação em serviço de professores de diferentes áreas com foco nas práticas de linguagem que orientam o processo de construção de conhecimento;
  • Estabelecimento de diálogos entre universidade-escola através da formação de núcleos de pesquisa envolvendo professores, alunos do PIPGLA e do Departamento de Letras da UFRJ, professores e alunos das escolas públicas; 
  • Realização de seis módulos que contemplam diferentes perspectivas relacionadas ao tema geral do projeto; 
  • Elaboração e posterior implementação de projetos interdisciplinares nas escolas participantes do projeto; 
  • Criação de um site para divulgação das ações do projeto, suporte para os componentes semipresenciais dos módulos e canal de comunicação entre todos os participantes; 
  • Organização de um evento ao final do sexto módulo e de um livro com a descrição dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos participantes.

A partir das ações que serão desenvolvidas pelo Projeto PLIEP, espera-se os seguintes resultados:

  • Provocar mudanças nas concepções e ações pedagógicas dos participantes do projeto;
  • Estreitar os diálogos entre universidade-escola de forma a criar contextos que propiciem inter-relações entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para melhoria do ensino público no estado do Rio de Janeiro; 
  • Possibilitar a reflexão informada e crítica sobre como concepções de linguagem, identidade, novas tecnologias, letramento, interdisciplinaridade, gêneros do discurso/texto, leitura e escrita perpassam o processo de construção de conhecimento nas diferentes áreas; 
  • Propiciar o engajamento em práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade e, portanto, mais relacionadas com situações situadas de uso da linguagem nas diferentes esferas sociais; 
  • Compartilhar os resultados dos projetos interdisciplinares desenvolvidos com professores de outras escolas de forma a promover a multiplicação do conhecimento produzido e possibilitar a transposição e adaptação para outros contextos.

Pautada em seu caráter inovador, na medida em que pretende englobar professores de diversas disciplinas em um processo de formação que toma a linguagem como constitutiva de todas as atividades humanas e ainda engajá-los no planejamento, produção e avaliação de projetos interdisciplinares, a proposta prevê a criação de um site para organização e divulgação de todas as ações e projetos desenvolvidos. Também planeja a realização de um evento após o sexto módulo para que os resultados dos projetos possam ser compartilhados.

Tendo em vista o trabalho de formação longitudinal e o envolvimento de um número elevado de alunos e professores pesquisadores, o projeto objetiva a sistematização dos projetos e a produção de textos a serem organizados em um livro para que os resultados do projeto e as dificuldades enfrentadas possam ser compartilhados com a comunidade escolar e acadêmica.

Finalmente, considerando o quanto o contexto será profícuo para a realização de pesquisas, o projeto pressupõe a participação dos envolvidos em eventos acadêmico-científicos para a apresentação de pesquisas desenvolvidas no escopo do projeto e a publicação de artigos científicos e capítulos de livros para a divulgação e o compartilhamento e discussão dos resultados obtidos.